Currículo é Vital: 5 Dicas para conseguir um emprego

Currículo é Vital: 5 Dicas para conseguir um emprego

O currículo é seu cartão de visitas. Invista nele!

Se o currículo é tão importante, porque não investir um tempo importante na sua criação? Se você acabou de ver uma boa vaga de emprego, largue tudo e confira estas 5 dicas antes de se candidatar.

Quase todos os candidatos a emprego estão errando e muito na hora de fazer seu próprio currículo. Não é a toa que, no último processo seletivo da Iska Digital, resolvemos mudar. Ao invés de solicitar o currículo, pedimos um resumo da pessoa. E, acredite, tivemos casos que a pessoa realmente nos chamou atenção com apenas uma linha.

curriculo-criativo1 – Seja criativo

O Word cria rapidamente um modelo de currículo, certo? Para se destacar, não siga os tópicos e sugestões do editor de texto. Evite também pegar frases prontas e clichês para colocar no seu texto. Use sua criatividade e mude tudo o que você conseguir.

Se a sua vaga é para área de comunicação ou se envolve criatividade, a hora de ousar é agora. Afinal, com certeza o seu empregador está recebendo vários currículos e efetua uma leitura dinâmica entre todos. Por isso, antes de enviar, pare e responda porque o seu se destacaria entre tantos outros.

“O currículo inovador é diferenciado, tanto na forma como é apresentado como no conteúdo, impossível de ser descrito, pois quanto mais criativo e mais original, se torna exclusivo”, enfatiza José Predebon – autor do livro “Criatividade: abrindo o lado inovador da mente” da editora Pearson.

2 – Foco na experiência certa

Se você está se candidatando para uma vaga na área de publicidade ou marketing, não necessariamente você precisa enfatizar que você já foi cabeleireiro, professora de balé ou ex-jogador de futebol amador.

Em experiência profissional, portanto, liste suas experiências que sejam compatíveis com a vaga. Caso você queira listar outras experiências, use um novo tópico chamado curiosidades e ache uma conexão com a área.

Uma vez recebi um currículo para vaga de designer em que a candidata listou em curiosidades que foi professora de piano para crianças, contando que esta experiência ajudou a ser mais paciente e trabalhar melhor em equipe.

Currículo que recebemos aqui na Iska Digital, mostra o carinho do candidato com a empresa.

Currículo que recebemos aqui na Iska Digital, mostra o carinho do candidato com a empresa.

3 – Mostre que conhece a empresa

Se você está pegando o seu currículo e mandando para as 5o vagas que você acabou de ver, saiba que você está perdendo uma boa chance.

Todo currículo deve ser único. Procure entrevistas sobre os diretores, matérias sobre a empresa e visite o site. Se o empregador reparar que você investiu tempo para a sua empresa, com certeza você já ganhou pontos positivos. Coloque-se na posição da empresa ou do recrutador e tente surpreender.

4- Seja objetivo

Criatividade tem limite. Seja claro o suficiente para passar todas as informações necessárias. O excesso de imagens, cores desconexas, entre outros, podem dificultar a leitura e entendimento.

Para exemplificar, pense no google. Ele se tornou o buscador mais usado, justamente por ser objetivo. O site só tem o logo e o campo de busca, ao contrário dos seus concorrentes na época que exibiam notícias, entre outras distrações.

5 – Acrescente trabalhos e artigos

Se você tem um blog ou fez um grande trabalho ou TCC na faculdade, não tenha medo de acrescentar. Se possível, colha um depoimento do seu orientador ou professor e coloque junto a esta informação.

Este é apenas o início de uma trilogia de artigos sobre o mercado de trabalho. Fique ligado no blog da Iska para acompanhar como se portar em uma entrevista e o que fazer nas primeiras semanas no novo emprego para impressionar.

Leia também:

Comentários

comentários

Profile photo of Renato Melo

Com 10 anos de experiência na área de marketing, hoje é professor universitário na ESAMC Santos, colunista do Adnews e diretor da Iska Digital. Já atendeu empresas como Pepsi, Skol, Natura, Avon, Petrobrás, Volkswagen, entre outros.