Como amplificar os resultados no Facebook usando o Trending Top do Twitter

Como amplificar os resultados no Facebook usando o Trending Top do Twitter

Você não precisa ter uma conta no Twitter, fique tranquilo. Mas a rede social do passarinho azul tem uma vantagem importante que o Facebook não possui: o termômetro de popularidade do momento, chamado Trending Topic. Se um assunto está lá, pode ter certeza que ele tem um potencial a ser explorado.

Eu já tive várias ideias de artigos e posts para o Facebook justamente ao abrir o Twitter. Uma das minhas melhores publicações para um cliente recentemente, inclusive, eu devo ao Trending Topic. Mas, o que há de tão mágico neste mundo?

Como usar o Trending Topic ao seu favor

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No exato momento em que escrevo este artigo, às 13h30 do dia 21 de janeiro de 2015, esta lista acima é o Trending Topic de São Paulo. Você pode trocar para o estado, ver os resultados de todo o Brasil ou ainda escolher outro país, como os Estados Unidos, na esperança de encontrar alguma tendência.

O dia de hoje é um dia comum, dominado por futebol, BBB e One Direction. Provavelmente, esta será a tônica dos próximos dias, sofrendo poucas variações, como a presença do canal Multishow e do surfista Ricardinho, assassinado esta semana.

Como cheguei recentemente aos 30, tenho que admitir que não conheço mais os gostos dos adolescentes. Muito menos as gírias… Mas este era o público desejado pelo nosso cliente, uma franquia da Wizard: comunicar-se diretamente com quem não se interessa mais pela mídia de massa. Hoje, os jovens não utilizam e-mails e acham horrível ter que assistir um programa com horário marcado. Ou seja, a internet é o caminho.

Por isso, ao abrir o Twitter na semana passada, percebi que alguém muito importante estava fazendo aniversário naquele dia e constatei que era um dos vocalistas da banda One Direction. Sempre que você quiser descobrir do que se trata um dos nomes da lista, basta clicar que irá aparecer as postagens do tema:

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Ao clicar em um dos links você pode obter mais informações sobre o termo que está no Trending Topic

Nunca faça posts fora de contexto

A informação do aniversário dele era útil, porém eu precisava encontrar um contexto com a Wizard. Nós criamos uma sessão ano passado chamada Sing & Learn, ensinando a tradução de algumas músicas. Sendo assim, fui até o Vagalume para ter um índice de popularidade e acesso à letra da música.

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Pesquisa no Vagalume para ver as principais músicas

 

Com tudo em mãos, criamos o design da arte e publicamos na página após a aprovação do cliente. Porém, publicar ainda não é o passo final.

Outras fontes de pesquisa

Além do Trending Topic e do Vagalume, você pode usar outras fontes de pesquisa. Utilizo bastante o Topsy, que traz dados mais abrangentes sobre o Twitter. Lá, podemos comparar alguns dos temas, ver sua popularidade ou simplesmente tirar ideias sobre algum tema específico.

Comparamos o termo oficial Monopod com o jargão popular Pau de Selfie

Comparamos o termo oficial Monopod com o jargão popular Pau de Selfie

O Google Trends também é um ótimo local para encontrar temas interessantes. Lá, você pode ver o número de pesquisas e quais são os temas mais buscados do dia.

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Assuntos mais buscados no Google ontem

Passo final

Apesar de ser uma banda bastante popular, certamente algumas pessoas não vão se interessar pelo One Direction, principalmente os garotos e os mais velhos. Por isso, uma das soluções é fazer o targeting no próprio post (ainda não é acessível a todas as páginas). Veja o exemplo:

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Escolhemos que o post seja exibido para pessoas que curtam Wizard Guarujá, Wizard e One Direction

Não precisa ter vergonha de criar um anúncio para impulsionar o sucesso da publicação. No entanto, NUNCA aperte este botão de Impulsionar (Boost Post) do lado do botão de publicar. Vá até o gerenciador de anúncios, escolha sua verba e o público alvo. Neste caso, colocamos o anúncio para fãs do One Direction e do Zayn Malik. O resultado? Não poderia ter sido melhor! Com R$1 de mídia fizemos mais de 1.000 pessoas além de atrair inúmeros comentários positivos sobre a escola.

Esta é a prova que você não precisa dominar 100% um tema, basta utilizar as ferramentas certas para dar o tiro certeiro.

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Confira com mais detalhes o nosso case para a franquia da Wizard

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