Facebook Ads Lookalike e Audiência Customizada: Como criar anúncios para pessoas parecidas com seu público

Facebook Ads Lookalike e Audiência Customizada: Como criar anúncios para pessoas parecidas com seu público

Não canso de dizer o quanto o Facebook Ads é fantástico. Recentemente, o Facebook criou uma ferramenta chamada Lookalike Audience, algo como audiência sósia, para encontrar pessoas na rede social que são semelhantes aos seus clientes ou clientes potenciais.

A ferramenta de audiência do Facebook Ads possuem 4 opções: lista de e-mail, fãs da sua fanpage, visitantes do seu site e usuários do seu aplicativo. O Facebook faz uma varredura de dados, cruza e encontra o seu alvo. Neste artigo vou explicar como você pode encontrar de maneira automatizada pessoas parecidas com o seu público e segmentar ainda mais este público localizado.

facebook-ads-audiencia-lookalikeO primeiro passo é ir até o seu painel do Facebook Ads. Depois, basta clicar em audiências e criar audiências, conforme imagem acima. Ao selecionar o Lookalike você vai criar uma audiência semelhante a quem já curte sua página. Já a audiência customizada terá opções de importar lista e-mail, usuários de aplicativo e visitantes de website.

1 – Lookalike

Este é o modo mais simples. Basta selecionar a fanpage e escolher o tamanho do público. Você pode aumentar o diminuir o raio de ação do Facebook em encontrar pessoas semelhantes.

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Você pode controlar este alcance entre “Similarity” e “Reach” (imagem acima). Sendo assim, o Facebook irá criar o top de 1% a 10% do seu público alvo. Quanto mais próximo da esquerda, mais fiel será o seu público.

O tamanho mínimo é de 100 pessoas, mas com números baixos é recomendado configurá-lo mais alto para aumentar o número de pessoas. Da fanpage da Iska Digital, por exemplo, o Facebook selecionou mais de 1 milhão de pessoas no top 1%.

2 – Público Customizado

Agora são 4 opções para público customizado de acordo com os dados que você já tem:

– Data File: Lista de e-mails, telefones celulares e ID’s de mobile e Facebook;

– Mailchimp: Coleta os dados da sua conta do Mailchimp;

– Mobile App: Similar ao Lookalike, você seleciona o seu app do Facebook para colher os dados;

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– Website: O Facebook fornece um código (acima) para você instalar no <head> do seu site. Com isso, um pequeno arquivo, similar ao cookie, é instalado silenciosamente no computador do visitante. Quando este visitante acessar o Facebook novamente, a rede social irá gravar as informações.

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